Cynthia Alcott - Os Porões do Medo (e outros romances góticos)


Porões, quartos, salas, corredores do medo...

Romance. Thriller. Diana Hepburn herdara de seu tio grande fortuna e imensa propriedade. Mas, ao tomar posse de seus bens, ela percebe ter também herdado ódios, ressentimentos, assassinatos... E uma estranha presença que habitava aquela mansão.

O QUE ACHEI:

Dessa autora não se encontra quase nada em português, só esse livrinho, edição dos anos 1970. Nos sebos ainda é possível encontrar-se esse e "O Casarão da Praia" (Ediouro), mas é bastante difícil.

Os "atravessadores" tipo ML e Estante Virtual aproveitam que esses livros tem um público certeiro e algumas colecionadoras fiéis  e "metem a faca": Preços totalmente incompatíveis e absurdos. Imagine pagar-se R$ 20,00 + frete por um livrinho de bolso antigo, brochura frágil e geralmente com páginas soltas, fino e muitas vezes com capas destruídas e gastas? E ainda pior, de autoras desconhecidas do grande público e algumas histórias meio "sem pé-nem-cabeça"? Bem, não é toda a coleção "Romances Rebeca" que segue essa linha, mas definitivamente alguns não valem um único real, quanto mais as fortunas que esse pessoal anda cobrando.

Esse aqui eu comprei em sebo, há cerca de cinco anos. Gosto desses livrinhos (e você há de se perguntar por que, já que falei tão mal dos tais livrinhos); explico-me: Quanto eu tinha meus 13-15 anos, eram o meu sonho de consumo.


Imagine você nos anos 80... uma época alegre, mas sem nenhum dos recursos tecnológicos de hoje em dia.  Nada de mp3, nem celulares, nem computadores, tvs digitais. Nem sequer um aparelhinho tão ultrapassado como hoje é o mp3 ou o mp4 existia! O máximo na época eram os famosos "toca-fitas" e os aparelhos de som. E as televisões. Quando se assistia algum clip musical era o máximo. 

Era a época, então, dos livros - para os amantes da boa leitura, da cultura e do conhecimento. Eu era uma ratinha de biblioteca, mas infelizmente, os livros de bolso da querida e falecida Edições de Ouro, com suas excelentes coleções de bolso para todas as idades, eram caros demais para mim.


Os que consegui ler (de empréstimo) foram os primeiros romances de suspense gótico que conheci, e desde aquela época, me apaixonei por esse sub-gênero. E se tornaram meu sonho de consumo.



Atualmente, tenho vários dessa velha coleção e ainda lamento que nenhuma outra editora tenha se aventurado na reedição deles.

Alguns contém romances bem prosaicos, com enredos totalmente previsíveis, como "O Casarão da Praia", de Cynthia Alcott. Outros já tem mais conteúdo, emanam um clima mais denso e sombrio, como "A Fonte de Apolo", de Dorothy Daniels, ou "Rosas Vermelhas para Jenny", de Charlotte Hunt. Um blog excelente (e um dos pouquíssimos no Brasil) que dedica muita atenção a esse estilo literário, é o da amiga Arismeire, grande colecionadora de livros raros e autora de ótimas resenhas. Confiram AQUI. Muitos livros em inglês e português eu passei a conhecer melhor através do blog Mistério das Letras, da Aris.

Enfim, é uma coleção que eu gostaria de ter completa (e estou atrás de trocas entre esses livros por outros meus).

Em "Os Porões do Medo" (um dos primeiros que li, aos 15 anos, e relido agora), uma moça recebe uma mansão como herança, e lá chegando toma conhecimento de que a maioria dos moradores da mansão a olham com desprezo e ódio... Principalmente Estelle, que fora casada com um dos pretensos herdeiros e que, graças a Diana, fora relegada a segundo plano.


A moça passa por uma série de provações mais ou menos inverossímeis, em que sua saúde mental é questionada pelos moradores da mansão... E até por ela mesma. Formas fantasmagóricas que ela avista à noite, agressões dentro das sombras, um médico suspeito que a obriga a dopar-se... enfim, uma série de acontecimentos estranhos, que leva o leitor a se perguntar: Mas o que tem na cabeça dessa protagonista? Por que ela não procura um advogado, um médico de confiança, uma amiga, enfim... ou simplesmente não sai dali?

Para quem gosta de suspense, o livrinho é boa distração, embora a trama seja muito fraca.


Share:

2 comentários:

Arismeire Kümmer Silva disse...

Muito honrada em ser citada no seu blog. Obrigada pelos elogios ;-)
Se eu conseguir sair amanhã vou dar uma vistoriada nas livrarias do Beco e ver se encontro algum Romance Rebeca para vc. Nas livrarias do Beco, aqui em POA, geralmente acho estes livrinhos por 3, 4 reais. Um até ganhei de presente do dono da livraria (mas não era do Beco) porque custava apenas um real ^^

Jossi disse...

Olá, amiga!
Mas é verdade. Eu adorei seu blog, logo que o conheci! Lá sempre tem uma boa resenha, o que nos orienta na hora de ler um livro... o que é raro na net, onde blogs de resenhas são sempre "orientados" por grandes editoras e onde as resenhadoras precisam sempre elogiar.
No seu blog a gente lê boas resenhas, faz downloads de livros legais e ainda pode conversar sobre livros raros e romances dos mais variados estilos.

Ah! Obrigada por procurar esses romances para mim, :D
Fico feliz, porque aqui em Curitiba já cansei de caminhar, mas quando acho algum, é sempre algum que já tenho, :(

Vou te mandar um email, Aris!
Bjks!