Amandio Sobral - A terrível caçada de Mr. Webster [conto, download]

 Contos de Amandio Sobral

Apesar de ter vivido no recente século XX, Amândio Sobral parece ter sido esquecido pelo público literário brasileiro. Informações sobre sua pessoa são difíceis de serem encontradas, mas sabemos que ele nasceu em 1902, em Piracicaba (SP), e se formou em Direito. Bráulio Tavares traça uma pequena biografia do autor, informando que Sobral foi historiador, sociólogo e etnógrafo, mas esta parece ser uma das únicas fontes confiáveis que podem ser encontradas.

Sobral foi autor de vários contos, publicando em 1934 a coletânea Contos Exóticos, um conjunto de narrativas que, em sua maioria, são ambientadas em estranhas localidades ao redor do mundo. Seus contos possuem uma inverossimilhança profunda, que o narrador contorna ao atribuir-lhes um tom de relato real, fazendo com que  alguém que conheça a estória (ou alguém que conheça alguém que conheça a estória) compartilhe os estranhos eventos com um grupo de pessoas.

Monstros e seres sobrenaturais completam o quadro de exotismo que preenche a coletânea, por vezes incitando a imaginação com elementos e acontecimentos extraordinários. A obra traz inúmeras narrativas de cunho fantástico, em que o medo também é suscitado constantemente. De fato, a hesitação parece ser uma das características-chave na escrita de Sobral, fazendo com que o leitor opte entre diversos modos de compreender e interpretar seus contos. 


Share:

0 comentários: