O Estilo Gótico na Literatura - Um estudo profundo sobre "Drácula"

Uma monografia interessantíssima para quem quer aprender mais sobre literatura mundial e seus estilos

Como sou aficionada por literatura gótica, em minhas "andanças virtuais" descobri muita coisa interessante por esses lados de cá... A literatura inglesa e norte-americana, com seus Arthures Conan Doyle, Brams Stoker e H. P. Lovecrafts da vida, não são as únicas detentoras de bons livros, bons romances e bons contos de terror, suspense e gótico. Não mesmo. 

Temos no Brasil muitos autores maravilhosos, e não me refiro aos novos, aos atuais. Falo da literatura de antigamente, do século XX para trás... Sim, isso mesmo. Sabe aqueles autores aos quais todos torcem o nariz, que, em muitos casos, caíram em domínio público e que (quase) todos consideram enfadonhos ou "complicados" demais para ler? Pois eles tem ótimos contos e narrativas... e até romances, muito bons, todos dentro da categoria "suspense", "terror" ou "gótico".

Como vocês podem verificar no menu superior, agora estou colocando várias obras de domínio público para download, mas estou procurando aquelas mais "esquecidas" ou obscuras, e de preferência, as que estão dentro dessa temática do site, ou seja, sobrenaturais (ou de terror). 

E não pensem que, de terror ou fantasia só temos autores modernos e novos, como André Vianco, Raphael Draccon, Eduardo Spohr e Nazarethe Fonseca, entre outros consagrados pelo público e crítica. Nada disso. Falo dos clássicos. E classudos, como só a exemplo, Bernardo Guimarães! Claro, (quase) todo mundo "conhece" Bernardo Guimarães. Sua obra mais famosa, "A Escrava Isaura", é virou novela e ficou célebre em quase todos os países do mundo. Muito justo, apesar de que a narrativa de Bernardo Guimarães é bastante enfadonha para os padrões modernos. Mas pouca gente conhece uma obra de suspense e terror sobrenatural de Bernardo Guimarães, "A Ilha Maldita". Está aqui no blog, para download. Não deixem de ler, pois é obra obscura desse grande escritor e não fica devendo nada aos grandes da literatura gótica e fantástica mundial.

E, para quem quer se aprofundar ainda mais nesse estilo sombrio (e tão fascinante), aqui está mais uma obra que encontrei no site domínio público.org, da autora Ana Claudia Brida. É uma monografia que faz um detalhado estudo sobre o gótico e sobre a obra maior de Stoker, 'Drácula'.



Share:

1 comentários:

O Filho Perdido disse...

Que interessante, mais tarde eu leio essa monografia.