Bernardo Guimarães - A Ilha Maldita [download]


Uma ilha amaldiçoada... uma mulher de fascínio irresistível, um mistério a ser desvendado.

"Por esse tempo já essa ilha malsinada que tanto dava que pensar, era o terror e o duende dos pescadores por toda a extensão destas costas. Corriam, desde tempos imemoriais, entre o vulgo lendas sinistras e aterradoras a respeito dessa ilhota que se apresentava como um rochedo medonho e inacessível, erguendo cinco ou seis braças acima das ondas, liso e escarpado á maneira de barbacã denegrida e inexpugnável de um castelo ro­queiro. Uma tempestade eterna roncava-lhe entorno, cingindo-a de alvos escarcéus de espuma, que incessantemente, se arrojavam é recuavam em perpétua escalada contra as titânicas e inabaláveis muralhas, indo lamber-lhe até o alto das ameias."



Esse incrível romance de Bernardo Guimarães teve uma única edição, em 1879... para ver como as editoras de antigamente não entendiam quase nada de boa literatura de suspense, pelo menos por aqui, em terras brasileiras. E, além do suspense, o livro tem naturalmente, as pinceladas do romantismo, em moda na época.

Ainda não li, mas já está entre os e-books que tem minha preferência, no topo da pilha! Logo sairá a minha resenha, mas pelo trechinho acima já se pode prever... é coisa boa. Vamos desvendar os mistérios da Ilha Maldita, livro praticamente esquecido do autor de "A Escrava Isaura"?

ou 
Share:

0 comentários: