Andre Vianco - Os Sete

 

Sete criaturas... sete poderes terríveis. E o início de uma saga vampírica inesquecível.


Sinopse oficial:
Os Sete - André Vianco
Uma caravela portuguesa naufragada há cinco séculos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, sete cadáveres aprisionados em uma caixa de prata, acusados, na época, de bruxaria. Universitários irão estudar os cadáveres, que estão em perfeito estado de conservação... Será que estão mesmo mortos?

O QUE ACHEI:
Um dos grandes bestsellers nacionais, se não o maior. Em matéria de literatura fantástica brasileira, André Vianco ganha de qualquer outro escritor, como o mais vendido. E há razão de sobra para isso.

Parece-me que "Os Sete" é o início da grande saga dos mortos-vivos brasileiros, criados pelo autor, e é um grande início. Vianco criou magistralmente uma galeria de mitos e vampiros que vão prosseguir aterrorizando os leitores por outros livros, a partir desse primeiro, através da "semente" deixada por um (ou mais) dos vampiros apresentados aqui.
Vampire by Saehral - Deviantart.com

Um grupo de jovens mergulhadores encontra um galeão português afundado, no litoral do Rio Grande do Sul e dentro deste, sete caixas de prata, hermeticamente fechadas. Dentro delas sete criaturas terríveis, que no inicio, deixarão o leitor roendo as unhas de ansiedade. Seriam vampiros? Monstros? Bruxos? Demônios? No decorrer da leitura, verão que eles eram tudo isso... e mais um pouco.


O jovem Tiago, protagonista e "mocinho" da história, se tornará, pouco a pouco, o personagem mais querido do leitor, porque será o único que conseguirá enfrentar, mesmo com todas as suas limitações de mortal, os monstros sugadores de sangue.
Punished Soul, by Marinshe - www.marinshe.com


Mas esse não é o único personagem que vai impressionar o leitor. Temos os amigos deste, Cesar, Olavo, o professor Delvechio (eu imaginei que esse aqui fosse uma espécie de Van Helsing brasileiro, no que me enganei), e a bela Eliana. Talvez o único personagem feminino com algum destaque na história.


Apesar de o estilo de André ser diferente do que estamos acostumados, depois de engolirmos tanta literatura estrangeira de fantasia, percebe-se nesse livro que o autor  tem criatividade de sobra. O livro daria um exclelente filme de ação e suspense, melhor de qualquer "Crepúsculo" da vida. Porque esse livro tem mais profundidade, tem uma gama imensa de arquétipos do mal a serem explorados, tem personagens de todos os tipos e calibres, civis e militares, crianças, adultos, trabalhadores pacatos, policiais, bandidos, vivos e mortos. Enfim, o livro tem conteúdo para uma novela ou vários filmes.


Apaixonei-me pelo garboso e valente Tiago, que protege sua mulher, sua namorada, a todo custo. E também gostei dos vampiros Miguel e Guilherme (esse último um pouco menos, por conta de seu aspecto assustador e seu temperamento explosivo). Estou agora com a continuação, o livro "Sétimo", que segundo  trechos misteriosos de "Os Sete", é a continuação, ou seja, a história do sétimo vampiro. O pior de todos, o mais poderoso e cruel.

Nota 10!!!

Share:

0 comentários: