Antigas Colecoes Ediouro


AS ANTIGAS coleções das Edições de Ouro, hoje Ediouro, fizeram a alegria de muita gente, há décadas atrás. Eu tinha cerca de dez anos de idade, quando fiz meus primeiros contatos com os livrinhos da Ediouro, que eram em formato de bolso, mas com qualidade. Nada de papel jornal. O papel era de qualidade e mesmo hoje em dia, tenho alguns livros das coleções antigas com páginas claras, que nem sequer amarelaram.
Algumas das coleções que ficaram famosas, por exemplo,  eram as dos romances "Barbara Cartland", "Romances Rebeca" (góticos), Coleção Drácula (terror), Coleção Assombração (terror e suspense), Perry Rhodan (ficção científica), Edgar Wallace (mistério), Padre Brown (mistério), Sherlock Holmes e Shell Scott (mistério) e Coleção Raffles (o ladrão de black-tie).

Rememorando essa época áurea das coleções de bolso, que tinham preços módicos e literatura razoavelmente interessante, com alguns títulos muito bons, resolvi criar esse tópico e mostrar alguns (pelo menos parte do que consegui, pesquisando em meus próprios volumes), dos livros que me chamaram a atenção e que podem se encaixar aqui, num blog que fala de fantasia, suspense e sobrenatural.

COLEÇÃO ASSOMBRAÇÃO
A Deusa da Morte - Jason Dark (digitalizado pela RTS)
A Elite dos Lobisomens - Jason Dark
A Fortaleza de Lúcifer - Jason Dark
A Frota dos Vampiros - Jason Dark
A Vingança dos Cavaleiros do Terror - Jason Dark
Disco Drácula - Jason Dark
Mortos-Vivos em Nova Iorque - Jason Dark
O Buda Dourado - Jason Dark
O Castelo das Almas - Jason Dark
O Mensageiro do Inferno - Jason Dark
O Túmulo no Inferno - Jason Dark
Pesadelo na Atlântida - Jason Dark
Terror Sobre Londres - Jason Dark

***
Quem é Jason Dark? Um escritor de fantasia muito popular nos países de língua inglesa. E ainda hoje continua fazendo, com sua série de aventuras de terror. CONFIRA O SITE.



COLEÇÃO DRÁCULA


Bernoit Becker – O Riso da Morte
Bernoit Becker – O Terror Verde
Bram Stoker  –  Drácula
Bram Stoker – O caixão da mulher-vampiro
Bram Stoker – O castelo da serpente
Bram Stoker – Os sete dedos da Morte
Ethel Browyer Martin - A Casa dos Pesadelos
Gardner F. Fox – Jack, o estripador
Gastou Leroux – O fantasma da ópera
Georges Gautier - A Caixa de Cristal Vermelho
Helen Arvonen – A suspeita
Helen Arvonen - Portão para a Morte
Kurt Steiner  – A Bordo do Avião Internacional  
Lanora Miller – A dívida do demônio
Marc Agapit – ...E Ninguém Viverá
Mary Shelley – Frankenstein
Patrick Svenn  – Alucinação 



Share:

6 comentários:

Aris disse...

Ah, eu sou apaixonada pelo romances góticos que eles publicaram. Tenho uns 4 neste modelo que vc postou e a maioria da coleção Romance Rebeca. Passei a comprar em inglês de bancas virtuais, na esperança de conseguir o maior número de romances góticos que conseguir, hehehehehe.

Jossi Borges disse...

Oi, Aris.
De fato, eu sempre gostei muito desses romances Rebeca. Pena que aqui onde moro são poucos os sebos em que os encontro. Agora, se você pode ler na língua original, melhor ainda! Tem algumas autoras especialmente bacanas, como Dorothy Daniels. ;)

Aris disse...

Eu encontrei boa parte destes livros na Estante Virtual, Jossi. Lá tem um monte de coisas boas e baratas, eu recomendo :-)

Ravel disse...

Prezada Jossi: você chegou a conhecer uma coleção de livros de bolso, bem pulp, protagonizados pelo Drácula? Eram livrinhos no estilo dos de faroeste da Cedibra (mas não sei se eram dela), todos de capa preta. Lembro que o Drácula tinha um assistente (Grog?) e era perseguido pelo Van Helsing. O texto era bem ruinzinho, nada que chegasse no chulé do Bram Stoker, mas ainda assim tenho muita vontade de rever pelo menos algum exemplar dessa coleção. Não achei nada no Google nem na Estante Virtual. No mais, parabéns pelo belo blog!

Jossi Slavic Genius disse...

Ravel... não cheguei a ler nada nesses moldes, mas vi muitos livrinhos da Cedibra nos sebos onde eu comprava meus antigos livros da Coleção Ediouro. Acho que se você vasculhar nos sebos da cidade... é uma chance boa de encontrar. Obs.: Não compro no Mercado Livre, que é de matar nos preços. A Estante Virtual já é uma boa, tem livros de todo preço lá. ;)

José Gilson Monteiro disse...

Há seculos procurava um livro da série Dracula mas achava que o título era A casa mal assombrada. Mas no blog finalmente achei! e o título é a Casa dos Pesadelos. Nostagia Total. Vou procurar pra comprar. APesar da historia infanto-juvenil, daria um otimo filme de suspense. SOu fã desse livro mas perdi meu exemplar. Valeu pela dica do BLog.