EXTRANEUS Volume 1 - Medieval Sci-FI

EXTRANEUS Volume 1 -  Medieval Sci-FI

Cavaleiros e dragões viajando no tempo e no espaço; Visitantes do futuro; Jogos tão reais que podem fazer com que você fique preso no passado... Esses e muitos outros, são os ingredientes do volume 1 da Série Extraneus, que mistura idade média e ficção científica em contos inéditos e inusitados. Das combinações mais simples e criativas, até as mais poéticas.

Dados Técnicos:
 
Autoria: Vários – Organização: M. D. Amado
Páginas: 134
Formato: 14x21cm
Ano: 2010
Edição: 1ª
 
Sobre os Autores e Obras:
 
Dez Lampejos Do Muçulmano De Ferro - Cirilo S. Lemos
Ameaça Dracônica - Larissa Caruso
Jogos De Guerra - Rober Pinheiro
Cartouche - Ana Cristina Rodrigues
A Peste - Claudia Zippin Ferri
Um Dia Qualquer - Leandro Reis
Guerra Dos Mundos - M. D. Amado
Eram os Magos Astronautas? - Renato A. Azevedo
Punição - Simone O. Marques
A Peregrina - Gianpaolo Celli
Mensagem a Pedro, o Eremita - Davi M. Gonzales
A Sepultura Do Juízo Final - Gadiego Silvestrini
Demônio Das Estrelas - Rebis Kramrisch
Aparição - Rudá Almeida
Churrasco D’Arc - Leonardo Pezzella

MINHA OPINIÃO:

Ganhei esse livro de presente, da amiga, artista gráfica e escritora, Rebis Kramrisch. Adorei o livro, que é da Editora Literata, com o selo da Estronho. Os contos, como consta na sinopse, misturam Sci-FI (ou FC, pra mim), com cenários medievais. Uma combinação que, à primeira vista pode parecer incompatível, mas que resulta sempre em ótimos enredos. Essa combinação de temas já foi explorada em diversos filmes e séries de tevê. A primeira série de que me lembro a explorar tecnologia da FC e cenários medievais, era a antiga série "Túnel do Tempo".Depois, muitos filmes e livros surgiram, como o livro de Michael Crichton, "Linha do Tempo", a série "Darkover" de Marion Zimmer Bradley - onde um mundo em outro planeta lembra muito a Idade Média terrestre, etc.

O livro I da coleção Extraneus me surpreendeu pela qualidade de muitos contos, e eis alguns que me chamaram a atenção:

AMEAÇA DRACÔNICA (Larissa Caruso) - Uma besta ameaça a França do Rei Luis IX, e alguns bons cavaleiros são destacados para irem caçar o monstro assassino, que eles chamam de Vouivre, dragão. Vindos de um futuro distante, os responsáveis pelo "dragão" observam o cenário, onde cavaleiros medievais usam armas modernas. Um conto bem escrito, com espirituosa criatividade.

JOGOS DE GUERRA (Rober Pinheiro) - Como não sou tão fã assim de cenários de guerras - ainda mais em jogos - não posso dizer que o conto me atraiu. Mas foi bem escrito, é preciso admitir.

CARTOUCHE (Ana Cristina Rodrigues) - É um conto divertido e bem escrito. Para o meu gosto (com mais queda para o dramático e o suspense do que para o bizarro) não foi um dos melhores... na minha humilde opinião. Mas chama a atenção, pois traz o ambiente de um planeta estranho, com alguma semelhança com a nossa Idade Média e algumas tiradas humorísticas muito criativas.

PUNIÇÃO (Simone O. Marques) - Outro conto com um enredo arrepiante, escrito por Simone, autora do romance 'Agridoce'. Ela sabe como ninguém mexer com nossa sensibilidade, indo do macabro ao curioso e tornando a leitura muito satisfatória. Um "lorde" medieval vive uma realidade alternativa e a narrativa de sua ferocidade e sanguinolência nada é, comparada ao desenlace do conto. Afinal, tanta maldade precisaria de uma boa punição...

DEMÔNIO DAS ESTRELAS (Rebis Kramrisch) - O conto da amiga Rebis nos transporta para um mundo medieval, com pitadas da FC japonesa e outras tantas pitadas de FC brasileira. Seu estilo único dá contornos de um mangá (que ela desenha tão bem) coloridíssimo ao enredo de aventura e guerra de seu conto. Um jovem de dezessete anos, Marlon, torna-se mais que um herói na comunidade de Entremontes, no Mundo Arcaico, e cumpre a profecia ao pilotar o Demônio das Estrelas - um robô gigante deixado lá há centenas de anos. Muito bom!

Esse livro vale a pena. Para os amantes da nova literatura brasileira de fantasia, é uma boa pedida. =)








Share:

0 comentários: